O técnico Rogério Ceni concedeu entrevista coletiva nesta quarta-feira (25), no Morumbi, e avaliou a vitória do Tricolor por 1 a 0 sobre o Ayacucho (PER) pela rodada de encerramento do Grupo D da CONMEBOL Sul-Americana de 2022.
O treinador também destacou a noite especial do jovem atacante Caio, de apenas 18 anos, que foi titular pela primeira vez e estreou na competição continental com o gol decisivo.
SAIBA MAIS: Made In Cotia | São Paulo lança nova geração do Expressinho Tricolor
Com o triunfo, o São Paulo encerrou a fase de grupos invicto, com 16 pontos em seis rodadas, na liderança da chave e classificado para as oitavas de final. Agora, o Tricolor aguardará o sorteio para conhecer o adversário no mata-mata.
CONFIRA ABAIXO A ENTREVISTA COLETIVA:
Noite histórica no Morumbi
O jogo da última quarta-feira (25) proporcionou ao Tricolor Paulista alguns registros históricos, não só para o futebol de base do São Paulo.
Já classificado para a próxima fase da competição, o técnico Rogério Ceni escalou um time #MadeInCotia a fim de lançar e aprimorar valores das categorias de base: Dos 11 iniciais, 10 jogadores foram revelados no CFA Laudo Natel – apenas Miranda, capitão, foi a exceção.
A média de idade do time titular do São Paulo no confronto contra o Ayacucho no Morumbi foi de 22,15 anos e só não foi inferior – em jogos de competição internacional – aos jogos disputados pelo Expressinho em 1994.
SAIBA MAIS: Bitso e São Paulo anunciam venda de ingressos com criptomoedas
A marca superou o recorde anterior de nove jogadores, estabelecida em 8 de dezembro de 2019, quando o Tricolor venceu o CSA por 2 a 1 no Estádio Rei Pelé pelo Campeonato Brasileiro.
De maneira geral, contando também fases anteriores à inauguração do Centro de Formação de Atletas, somente duas partidas tiveram mais jogadores das categorias de base em campo: a vitória no Morumbi por 3 a 1 sobre o Sporting Cristal, do Peru, pela Copa Conmebol no dia 16 de novembro de 1994, e o empate com o Paysandu, em Belém, por 0 a 0, pelo Campeonato Brasileiro no dia 14 de agosto de 1994, ambas com 11 jogadores formados em casa.
LEIA MAIS: Conheça o São Paulo Fan Token ($SPFC) e saiba onde comprar
O primeiro gol no profissional de Caio pelo Tricolor também pontuou outro feito importante para o CFA: O atacante foi o mais jovem atleta revelado em Cotia a marcar um gol em competição internacional oficial pelo clube (com 6670 dias de idade, ou 18,26 anos), superando Marquinhos e o gol marcado por ele contra o Racing, pela Copa Libertadores de 2021 na Argentina.
No histórico completo, apenas Denílson (duas vezes) e Diego Tardelli eram mais jovens que Caio quando balançaram as redes para o São Paulo em competições internacionais.
Melhor campanha
A vitória sobre o Ayacucho no Morumbi também significou um marco importante para o São Paulo como um todo: foi a melhor campanha em uma primeira fase de grupos de competição internacional em toda a história do clube.
O Tricolor terminou a fase inicial da Conmebol Sul-Americana de 2022 com cinco vitórias e um empate (contra o Everton, no Chile). Antes, o melhor cartel havia sido obtido na Conmebol Libertadores de 2004, com cinco vitórias e uma derrota (para a LDU, do Equador).
Igor Vinícios perto de façanha histórica
Entrando no segundo tempo da vitória sobre o Ayacucho, Igor Vinícius completou 36 jogos invicto no Morumbi, igualando-se a Jorge Wagner (que alcançou a marca em 21/01/2009).
O lateral-direito está, agora, atrás somente de Pedro Rocha, recordista absoluto da história do São Paulo neste critério – e apenas por um jogo de diferença.
O meio-campista uruguaio estabeleceu o marco de 37 partidas sem derrota na casa são-paulina no dia 3 de agosto de 1975 (em um empate por 0 a 0 contra o Palmeiras).
Via: SPFC Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net
Blogueiro, estudante de Ciências de Dados e seguidor da Escola Austríaca de Economia. Com passagens por Guia do Bitcoin, É Top Saber Bitcoin, Cointimes (free), Bitcoin Marília e Declarando Bitcoin.